São Paulo:
(11) 3876-8500
Dedetizadora São Paulo

São Paulo: (11) 3876-8500  |

Uniprag em outros estados: 0800 704 1528

Redes Sociais:
  

São Paulo:

Central de Atendimento:

Manejo de Morcegos em São Paulo

MANEJO DE MORCEGOS

Manejo de Morcego em São Paulo

Cultuado como um símbolo do terror a partir da literatura e do cinema, é pouco comum encontrar alguém que os entendam e não os tratem com repulsa e medo. Logicamente que essa afirmação está baseada na análise do publico leigo e não nos profissionais ligados a área. Esses são seus maiores defensores, embora tenham que buscar sempre alternativas para manejar o ambiente urbano, evitando acidentes, contaminações de ambientes e todo desconforto que sua presença provoca nas pessoas.

Em quase todo lugar do mundo acontece a mesma reação. Um inofensivo grupo de Morcegos voa no horário do crepúsculo em busca de insetos ou frutas, e o receio que o Conde Drácula esteja morando com toda sua família no forro da casa, ou condomínio, toma conta dos moradores. Se a ocorrência acontece em uma indústria ou área de produção de alimentos, o pavor é ampliado por conta do risco de contaminação com fezes, urina e fragmentos que podem cair nos ambientes.

 

É fundamental portanto controlar as populações de morcegos, mas o desespero e desconhecimento, tem levado as pessoas a abaterem esses animais sem a real necessidade, afrontando assim a legislação ambiental que os protege. Basta ver o farto material de pesquisa que a rede entrega com expressões do tipo: Como acabar com morcegos? Como eliminar? Como combatê-los? Termos e ações inadequadas e ilegais.

Quando falamos em controle de morcegos, estamos abordando a importância de estabelecer ações de manejo que possam direcioná-los para áreas nativas, afugentando-os dos locais inóspitos que escolheram por falta de opção nas cidades. Toda e qualquer ação, precisa ser acima de tudo coerente com as diretrizes apontadas pelo IBAMA, e salvaguardar a integridade física desses incompreendidos seres. Você pode entrar em contato com um consultor na unidade UNIPRAG mais próxima, ou ampliar seu conhecimento sobre essa espécie com as informações abaixo.

Atendimento Rápido!

ou pela Central de Atendimento: 0800 704 1528

ou pela Central de Atendimento: 0800 704 1528

Algo que de fato procede em relação ao cuidado com as diversas espécies de Morcegos, é que eles podem transmitir doenças e gerar desconforto para os homens.

Quanto mais aprendemos, mais temos interesse em saber sobre este misterioso das noites.

É um pássaro, é um homem, é um avião?

Não. É o único mamífero capaz de voar. Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas eles são os únicos seres que mamam e estão autorizados e contemplados pela natureza a voar.

 

Por que os morcegos ficam de cabeça para baixo?

Não é nada desconfortável para eles, e o principal objetivo é preservar energia e usá-la minimamente, se aproveitando do impulso que terão quando se desprenderem.  A gravidade é aproveitada como impulso, afinal é preciso bastante energia para voar, e ao contrario que parece, eles não fazem esforço para permanecerem pendurados. Seus tendões possuem um sistema de travamento bem eficiente que atende ao peso corporal.

 

É verdade que muito antes dos navegadores tipo GPS, os morcegos já davam aula de localização com sofisticados recursos de ecolocalização?

É uma fascinante verdade. Eles emitem sinais sonoros de alta freqüência não percebidos pela audição humana, e esperam que esses sons batam em obstáculos e sejam recebidos pela sua potente audição. Obviamente que tudo isso acontece em milésimos de segundo, e os orienta precisamente a se desvencilhar dos obstáculos. Até um inseto pode ser detectado por esse fabuloso radar. Os ultra-sons emitidos ficam entre 70 e 120 mil hertz. Lembrando que nós seres humanos escutamos entre 20 e 20 mil hertz. O sistema de ecolocalização faz parte também da vida de outros animais como Baleias e Golfinhos.

 

Curiosidade daquelas:

Você sabia que os sistemas de radar, sonar e ultra-som são sistemas de “ecolocalização” artificial que beberam na fonte da inspiração desse brinde da natureza a essas espécies de mamíferos?

 

O mais eficiente “dedetizador” natural:

Eles são excelentes controladores de insetos, podendo chegar a comer mais de 600 em apenas uma hora, e até 3 mil em uma boa noite de caçada. Indiscutivelmente eles geram equilíbrio em diversos locais, principalmente em áreas não urbanas.

 

Morcegos curtem solidão ou preferem viver em grandes colônias?

Para responder essa pergunta, vamos viajar rapidamente até o Texas nos EUA. Bracken Bat é o nome da caverna que abriga a maior colônia natural de morcegos do mundo, com mais de 22 milhões de indivíduos. Considerando área X população, podemos afirmar também que se trata da maior concentração de mamíferos do planeta. Também no Texas, em Austin, está a maior colônia urbana com estimados 2 milhões de indivíduos, que vivem sob uma ponte turística. É característica portanto viverem em colônias.

 

Quais as espécies que curtem e podem sugar sangue como um vampiro?

Pra começar eles não sugam o sangue como passamos a vida toda assistindo nos filminhos em preto e branco. As pouquíssimas espécies que se alimentam de sangue, apenas perfuram a pele do animal e lambem o sangue que sai do ferimento. Das mais de mil espécies de morcegos classificadas, apenas três são hematófagas.

 

Propondo um outro olhar, sem perder de vista os riscos e problemas a saúde humana.

Os morcegos vão caindo na simpatia a medida que descobrimos seu extraordinário mundo. O fato de terem importante papel como polinizadores, ou em outras espécies se apresentarem como verdadeiras “maquinas” sementeiras naturais, já os colocam acima do bem e do mal. A ajuda vem até das espécies hematófagas, que ofertam à ciência a possibilidade de estudo em cima das propriedades anticoagulantes da sua saliva.

Apesar dos inúmeros pontos positivos, e nosso papel aqui, é levar até você informações qualificadas e não apenas entrar no raso, equivocado e simplista debate de como acabar com morcegos ou afastar morcegos, é importante entender que seu convívio com o homem pode apresentar agravos a saúde tanto a partir de microrganismos (diferentes tipos de bactérias, vírus e fungos) das suas fezes e urina,.como por doenças transmitidas por ele, como a histoplasmose e a raiva.

 

O que fazer em caso de acidentes com morcegos?

Em caso de acidente com esses animais, deve-se procurar imediatamente atendimento médico e comunicar aos centros de zoonose, ou vigilância animal. A depender da indicação e sintomas, o paciente deve ser encaminhado para unidades de tratamento anti-rábico humano.

Não se deve tentar pegar morcegos caídos ou que estejam a fácil alcance. Embora não sejam naturalmente agressivos, eles fatalmente irão se defender mordendo ou arranhando, e caso estejam infectados certamente irão contaminar a vitima.

As empresas prestadoras de serviços ambientais como a UNIPRAG podem oferecer um projeto para solucionar o problema que você enfrenta, sempre a partir de medidas legais, que não signifiquem risco a essas espécies.

 Pragas Urbanas

Os morcegos são mamíferos que ficaram conhecidos nas telas de cinema através de personagens de ficção como os vampiros. Porém, apenas uma pequena parcela deles realmente se alimenta de sangue, a maioria se nutre através de frutas, insetos e seivas de plantas…

Termitek - Manejo de Morcegos e Dedetizadora em São Paulo

TERMITEK – Manejo de Morcegos

A Termitek UNIPRAG é uma empresa de consultoria e prestação de serviços na área de controle de pragas fundada em 1997, que atua em indústrias alimentícias, farmacêuticas, laboratórios, condomínios, entre outros segmentos.

Está devidamente registrada nos órgãos competentes, como o SIVISA (Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo – Vigilância Sanitária) e o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Também faz parte de associações de classe, como a APRAG (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas) e a NPMA (National Pest Management Association).

Buscando melhoria contínua dos processos de tratamento, a Termitek UNIPRAG implantou um sistema de gestão da qualidade, certificando-se pela BR ISO 9001:2015 pela BRTÜV Avaliações da Qualidade S.A. Também é certificada pela SYNGENTA como operadora autorizada do sistema Sentricon* (Sistema de Eliminação de Colônias de Cupins).

ALÉM DO SÃO PAULO, VOCÊ ENCONTRA NOSSA QUALIDADE EM TODOS ESSES ESTADOS.

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:

Pin It on Pinterest