7 dicas essenciais para manter sua casa livre de baratas
Com práticas regradas é possível manter as baratas distantes
As baratas são insetos que se proliferam ainda mais quando chega o verão. Além do calor, a umidade proporcionada pelas chuvas cria condições perfeitas para o aumento da população deste inseto. Porém, ele não fica restrito a ambientes externos, mas procura locais de abrigo com elementos de sobrevivência. A sua casa é um oásis para as baratas, principalmente se elas encontrarem alimentos, água e acesso para entrar.
Falando de baratas, é mais fácil prevenir do que controlar. Quando há uma infestação, inseticidas comuns não dão conta do recado. É indicado contratar uma controladora de pragas e vetores para realizar o serviço de dedetização de baratas e acabar com o ninho das baratas, pois elas se proliferam rapidamente. Matar uma espécie ou outra não impede a continuidade de suas gerações na sua casa.

Oito passos essenciais para livrar sua residência de baratas
A higienização de restos de comidas é uma batalha constante no controle de baratas. Envolve uma rotina de vigilância e trabalho constante. É importante checar os seguintes itens: limpeza dos equipamentos da cozinha, migalhas e líquidos dentro de armários, comidas que ficam em outros cômodos como quartos, alimentos de animais, lixos corretamente vedados.
Se você morar em uma casa, mantenha plantas e vegetais podados para que eles não toquem na residência, jogue fora detritos do quintal, instale telas de proteção nas janelas e barreiras físicas nas portas.
A dedetização preventiva é a melhor forma de evitar uma infestação de baratas. Não espere ver um inseto para chamar uma controladora de pragas, pois ele já pode ter contaminado alimentos, pias, mesas, vasos sanitários e utensílios. Realize uma dedetização de baratas a cada 3 meses para evitar que elas entrem e se instalem no seu ambiente. Nesse caso, um velho ditado vale muito: “é melhor prevenir do que remediar”.
Menos fontes de água ajuda a diminuir a sobrevivência das baratas. Vazamentos e torneiras pingando podem atrair os insetos, que necessitam de umidade para se desenvolver.
Seque as pias antes de dormir e coloque proteção nos ralos. Esvazie os pratos de água dos animais de estimação ou coloque-os em uma parte externa.
Jogue fora velhas pilhas de jornais e revistas, caixas de papelão vazias e todos os outros elementos que não são utilizados no ambiente. Evite a desordem e o acúmulo, desapegue! É importante para a mente e também para evitar baratas no seu lar. Saiba que os insetos liberam feromônios de agregação em suas fezes, avisando para as outras baratas que encontraram um abrigo seguro.
Após a dedetização de baratas, o elemento químico de controle permanece até 3 meses depois da aplicação. Isso se chama efeito residual, ou prolongado. Para que as baratas possam ficar longe da sua casa, você pode contratar o serviço novamente, quando terminar o poder do produto aplicado.
As baratas procuram fendas, cantos de paredes escuras, buracos e outros locais similares para se esconder durante o dia. Elimine o máximo possível de lugares com essas características.
Você pode tapá-los com argamassa, tinta, cimento ou outro recurso que possa eliminar o acesso.
Coloque proteção nos ralos e tubulações, instale telas nas janelas, ponha panos nas portas, vede qualquer tipo de buraco ou fenda encontrada na parede, proteja aberturas em forros e drywall.